quinta-feira, 1 de setembro de 2011

QUANDO A ESCOLA SE REUNE NAS RUAS.




EPA - ESCOLA PORTO ALEGRE 
16 ANOS DE SOLIDARIEDADE

O movimento UTOPIA E LUTA esteve presente na festa de aniversário da Escola Porto Alegre - EPA.
A EPA é um espaço de acolhimento, de organização e socialização de saberes. Um espaço político pedagógico, que busca eficiência e eficácia das políticas públicas de atendimento a criança e adolescentes que vivem nas ruas.
É fundamental que um PROJETO DE VIDA seja construído por esses alunos e que seus direitos e a necessidade de reivindica-los seja reconhecida por todos.
 Com muito carinho responsabilidade e solidariedade o Utopia e Luta se fez presente com amostras dos trabalhos realizados nas oficinas dos núcleos do projeto Plantando Alternativas, Gerando Sustentabilidade, se fez presente no compromisso de construir com autonomia, dignidade e muita luta outros olhares sobre nossa cidade. A historia da EPA e do Utopia e Luta se encontram no palco da ação cotidiana de transformar a realidade de muitos jovens e famílias, apontar para o futuro com a perspectiva da dignidade humano com base nas relações. Uma escola que através de uma metodologia popular mistura arte, cultura, respeito, artesanato, alegrias sonhos, utopias, carinho e a crença necessária de num amanha diferente. Uma escola que se distancia dos regramentos autoritários, de uma simples reprodução de conhecimento, reproduzindo assim suas opressões. Uma escola que se provoca a reinventar se dia dia que leva para as ruas a esperança e a troca de saberes. 
 
 Encontro dos Alunos
Confraternização dos 16 anos.

 A confraternização de aniversário contou com apresentação de atividade artísticas como danças e musicas dos alunos/artistas, rolou também amostra das esculturas de  argila e e encadernações com papel reciclável apresentou também pinturas dos verdadeiros talentos que ali estão.
A escola Porto Alegre ensina para a cidade e sua população a importância de compreender e não julgar de  resgatar da invisibilidade social muitos jovens que tem o direito a oportunidade dignas, oportunidade que respeitem as suas vivências.
No mundo do capital é natural ver pessoas atiradas nas ruas, um sistema predador que concentra a riqueza em prol dos seus interesses do lucro não se importando com a miséria de milhares. Também ouvimos relatos de agressões físicas aos jovens que vivem nas ruas por policiais.  
NÃO TOLERAREMOS A POLITICA HIGIENISTA PARA A COPA DO MUNDO! 
BASTA DE INTOLERÂNCIA , RACISMO E HOMOFOBIA INSTITUCIONAL.
Utopia e Luta e a EPA, através da ação crítica demonstram que é possível romper com a lógica capitalista e construir valores de solidariedade e resistência.

PARABÉNS EPA HASTA SIEMPRE!
EDUCAÇÃO POPULAR
 ARTESANATOS DOS ALUNOS
 PRODUÇÃO MATERIAL RECICLÁVEL
 ARTE DE RUA
 EPA!
 
 TRABALHO DE UM ALUNO
 APRESENTAÇÃO DE CAPOEIRA
CULTURA POPULAR

 CHEGA DE VIOLÊNCIA POLICIAL!

Nenhum comentário: