sábado, 10 de janeiro de 2009

2° SEMINÁRIO UTOPIA E LUTA

Diante da complexidade dos tempos atuais onde a sociedade se vê atingida pela caída dos velhos paradigmas e o surgimentos de outros que tentam se legitimar se faz necessário o debate com todos os setores ativos, a fim de resistir e planejar uma nova resposta que permita minimizar os efeitos da fragmentação e refluxo participativo.
Nossa intenção é de que esta construção seja sustentada a partir das bases,(de baixo para cima), legitimando a participação real no caminho do possível. Como ainda não se consegue atingir um mínimo da compreensão, devido a falta de informação e de organização popular, o que significaria um começo comprometido e estável.
Nessa avaliação, o Grupo Utopia e Luta convocou de 1º a 7 de Dezembro vários segmentos da sociedade organizada e independente para um seminário com temática aberta dentro da construção de um novo conceito Real sobre Reforma Urbana.
Os dados e intenções recolhidas nesta atividade, nos permitem afirmar que existe um consenso na necessidade de construir uma tese de perfil anticapitalista convocando a toda a sociedade a participar de um grande movimento com a bandeira da Unificação na Luta de Classes.
Duas pautas foram encaminhadas para esta construção:
1 – Retomar e desenvolver o projeto de uma rede alternativa de formação popular e educação urbana, priorizando o meio Ambiente, Saúde, Alimentação , Cultura e formas de trabalho alternativos.

2 – Construção do Fórum de Reforma Urbana Estadual a fim de unificar forças e proporcionar o intercâmbio de experiências com organizações semelhantes em outros estados.
Temos clara consciência de que estas propostas não trazem a solução dos problemas urgentes que sofre o nosso povo, mas abre a possibilidade da discussão e troca de conhecimento onde será possível conjugar todas as opiniões, até dos setores mais postergados da sociedade na busca de soluções que priorizem o ser humano.

Nenhum comentário: