quinta-feira, 30 de julho de 2009

ABRACE O GUAÍBA

Abrace o Guaíba

Povo Porto Alegrense e entidades ambientalistas:

Em meio a tumultuosas reuniões e debates, o caso do Pontal do Estaleiro se tornou motivo de uma cisão dentro do movimento ecológico. Para deixar clara a situação, o Movimento em Defesa do Meio Ambiente, MOGDEMA em reunião conjunta com a Comunidade Utopia e Luta, tomou a iniciativa de criar esse blog.

Enquanto o Movimento em Defesa da Orla está se empenhando em uma campanha de Vote NÃO na Consulta pública do dia 23 de agosto sobre a possibilidade de haver prédios residências além dos prédios comerciais na orla do Guaíba, o MOGDEMA se coloca como um espaço crítico e radical, quando se refere à questão ambiental, e se posiciona contra essa Consulta Pública, pois consideramos que essa não é a pergunta que realmente deve ser feita.

Melhor explicando, a pergunta feita ao povo porto alegrense, proposta pelo prefeito Fogaça é a seguinte:

“além de atividade comercial já autorizada pela lei complementar n. 470, de 2/01/2002, devem também ser permitidas edificações destinadas à atividade residencial na área da orla do Guaíba onde se localiza o antigo Estaleiro Só?”

E como nós, em defesa do meio ambiente e da cidade, responderemos a tal questionamento se não queremos prédio algum, seja comercia ou residencial, na Orla do Guaíba?

A proposta de Consulta Pública somente tem por interesse dividir a opinião pública e enfraquecê-la. Além de não possuir valor constitucional tal método de consulta popular. A pergunta feita pelo prefeito Fogaça não está correta. A pergunta certa seria: Devem ser construídos ou não prédios residenciais e/ou comerciais na orla do Guaíba?

Com o intuito de protesto a Comunidade Autônoma Utopia e Luta e o MOGDEMA lretomama a idéia: “Abrace o Guaíba!”, que tem por princípio o valor do poder da mobilização civil organizada e a soberania popular.

Como forma de demonstrar a contrariedade à Consulta Pública e a qualquer prédio na frente do nosso Rio propomos um abraço à orla do Guaíba no dia 23 de agosto, data marcada para a Consulta Pública sobre o Pontal do Estaleiro.

Este blog é o espaço onde o Movimento se manifestará, dispondo de informações técnicas e políticas sobre o tema da construção de prédios na orla do Guaíba.

Fraterno abraço a todos, para juntos, abraçarmos o Guaíba...

Nenhum comentário: