quinta-feira, 29 de outubro de 2009

[Argentina] Violento desalojo de um centro social autônomo e libertário em Buenos Aires


Violento desalojo de um centro social autônomo e libertário em Buenos Aires

Gritos, empurrões, spray de pimenta, paus, muita tensão e violência policial. A Justiça Criminal argentina determinou o despejo de uma casa ocupada pelo Coletivo Social e Cultural 1 de Março, no bairro de Villa Santillan, em La Pampa, Buenos Aires, na manhã desta terça-feira, 27 de outubro. Os policiais espancaram e jogaram spray de pimenta nos jovens.

O procedimento das forças da ordem começou por volta das 9 horas, e, às 17 horas, oito horas depois, eles ainda permaneciam no interior da casa. No despejo, de acordo com um jornal local, os policiais levaram móveis, bandeiras e colchões dos jovens que tinham no lugar uma biblioteca, uma horta e um salão onde realizavam workshops. A seguir o comunicado público do Coletivo.

Não ao desalojo do Coletivo

No dia 27 de outubro, terça-feira, sofremos um violento despejo, ordenado pelo juiz Farias e conduzida pelo comissário seis dedos da terceira seccional de polícia. Às 9 horas da manhã se fez presente um forte operativo policial, que ingressou à força no local do coletivo, minutos depois, por mensagens de texto [via celular] se comunicou aos vizinhos, companheiros e a mídia, que em assembléia resolveu resistir culturalmente.

Na tentativa de evitar que os policiais seqüestrassem a biblioteca, móveis e materiais de oficinas, fomos violentamente reprimidos com cassetetes e gás pimenta. Entre os presentes estavam muitas mulheres e crianças, sem receber cuidados médicos de saúde pública; nenhum dos oficiais tinham qualquer identificação.

Desde o Coletivo Social e Cultural 1 de Março convocamos a população e as organizações sociais a participar ativamente na defesa destes espaços culturais autônomos, e condenar o Estado que, com suas forças repressivas, continuam reprimindo as diferentes manifestações sociais.

Chamamos nesta quinta-feira, 29 de outubro, para uma manifestação desde a capital, com uma concentração no Obelisco às 12 horas, para ir em marcha até a Casa da Pampa, localizada em Suipacha 346.

A solidariedade não é somente palavra escrita!

Nenhum desalojo mais!

Nenhuma agressão sem resposta!

Coletivo Social e Cultural 1 de Março

http://colectivo1marzo.blogspot.com/

Vídeo que cobre parte do desalojo: http://www.youtube.com/watch?v=QKxLMwnNTeY

Nenhum comentário: