terça-feira, 10 de novembro de 2009



federação de feudos ministeriais dirigidos pelos interesses imperialistas

Olhem, hoje saiu novamente no jornal, mas de forma mais impositiva, que o presidente brasileiro quer uma Câmara especial para impedir medidas judiciais cautelares que impeçam o prosseguimento de obras construtivas! Essa Câmara, proposta pelo ministro Paulo Bernardo, do Planejamento, envolveria o Tribunal de Contas da União (que tem levantado numerosíssimos casos de irregularidades e dolos em contas públicas, inclusive da prefeitura de Porto Alegre), o Ministério Público (a garantia que tem o cidadão para não ser esbulhado em seus direitos mínimos de cidadania), e o Ibama!



O Ibama não é lá essas coisas, mas é o único instrumento de que dispomos para impedir a depredação total de nosso ambiente e de nossos recursos naturais.



A medida cautelar é um instrumento precioso para prevenir o dano irreparável. Depois de aterrado um banhado de preservação permanente, e extintas as formas de vida que nele tinham seu ciclo natural, não há força humana que o recupere.



Essa proposta é em tudo equivalente à suspensão do habeas corpus, que existiu durante o regime militar, em pior, pois se refere não mais à segurança do indivíduo, mas ao interesse público!



Pior, essas medidas foram combinadas entre o Ministério das Cidades, e os órgãos classistas da indústria da construção: Sicepot, CBCC, ASBEA, e outros mais.



Foram anunciados seus princípios em setembro de 2008, num seminário sobre o PAC da Copa 2014, realizado em Porto Alegre, no Hotel Plaza San Raphael, a que assisti, embora não convidada, como militante que sou também das causas ambientais e urbanísticas.



Nesse evento, o representante do Márcio Fortes disse textualmente que era preciso flexibilizar a legislação ambiental brasileira, e coibir a ação do Ibama e da Funai, porque tudo isso 'atrapalha a construção'



Temos, pois, a ditadura dos empreiteiros querendo agora interferir no Poder Judiciário!



É a bancada do concreto, pois, que está dando "as tintas", bancada que hoje desmoraliza o PT, um partido que não foi fundado para defender o capitalismo explorador e predador, mas os trabalhadores, que são seus explorados e vítimas, e o futuro da nação brasileira, não para a felicidade do imperialismo e sua política de terra arrasada, e de desmonte do futuro da humanidade, mas para inverter a lógica perversa da sociedade de classes.



Ao mesmo tempo, isso abre caminho para a deslegitimação das instituições brasileiras, e a inviabilização das ações de proteção e preservação do ambiente, contra o aquecimento terrestre, mas a favor do desperdício e da insanidade do capitalismo pós-moderno e sua ânsia de destruição do habitat humano.



É um escândalo! E um perigo!



Confirma-se, porém, o que venho dizendo e escrevendo há muito tempo: não há governo brasileiro, não há governo petista, não há governo Lula - há uma federação de feudos ministeriais dirigidos pelos interesses imperialistas. Lula, obviamente, está sendo pressionado em favor da governabilidade, uma vez que ele nunca se ocupou da pauta econômica, nem teve formação no desenvolvimentismo trabalhista do segundo governo de Getúlio Vargas - o que é o caso de Dilma.



E tudo isso para quê? Para alinhar-se aos interesses norteamericanos e da OTAN na América Latina.



Por isso, o diretório nacional do PT quis me calar no FSM de Belém do Pará, quando pedi que se pressionasse o governo para convocar uma reunião de cúpula no subcontinente para tratar dos direitos humanos na América Latina. Que não é o caso somente de Honduras (aliás, ainda não vejo claro nesse episódio), mas também da Colômbia e do Peru e seus genocídios indígenas, sem mencionar o governo do Pará, no Brasil, aliado aos latifundiários. Os gringos querem que o Brasil invista contra os governos nacionalistas do subcontinente, por isso, o estão armando com aviões e até com instrumentos bélicos aviatórios, de fabricação israelense, a serem produzidos em Porto Alegre!



(Como se Porto Alegre já não tivesse com que se preocupar em matéria de depredação ambiental, contaminação de sua bacia hídrica, saúde atirada às traças, corrupção às mancheias, nenhuma política habitacional popular, e abertura total para a indústria da construção civil!)



É claro que o presidente não quer essa tarefa de gendarmeria continental - então faz-lhes a vontade em outros assuntos, como o desmonte de nossa proteção ambiental e a interferência no poder judiciário.



E todos os confetes jogados internacionalmente pelos países do I Mundo no Brasil (Copa, Olimpíadas, títulos, prêmios) se destinam a forçar o alinhamento brasileiro ao lado dos lobos internacionais para servi-los contra os movimentos de independência e soberania!



Não enxerga quem não quer ou está comprometido.



E porque os ingleses estão tão abrasileirados? Já conseguiram a exploração de terras raras (minerais radioativos) na "nação indígena" Raposa do Sol. Pobres índios - antes os ameaçavam os agrotóxicos da lavoura do arroz, agora é radioatividade às escâncaras.



Tania Jamardo Faillace

escritora e jornalista

delegada da Regional 1 de Planejamento de Porto Alegre

fundadora nacional do PT

Nenhum comentário: