domingo, 3 de julho de 2011

VOU BOTAR MEU BLOCO NA RUA...


 A comunidade autônoma Utopia e Luta, localizada na escadaria da Borges de Medeiros têm sofrido na última semana ameaças e ataques de grupos neonazistas, que atuam livremente na cidade de Porto Alegre, espalhando o ódio, o preconceito e a violência característicos desse tipo de "ideologia".O que aconteceu: a fachada do prédio da comunidade foi pichada com suásticas e simbolos nazistas, simbolos de alvos como se estivessem mirando o edifício e dizeres como "SKINHEAD PRIDE" (Orgulho Skinhead), foi encontrada uma foto do grupo nazista "esfaqueando" a bandeira do Utopia e Luta e também há muitos comentários no blog do Utopia e Luta com ameaças violentas.
   O Utopia e Luta é uma ocupação do antigo prédio do INSS, abandonado há anos, localizado no coração do centro da cidade, e que se propõe a construir uma forma diferente de sociedade, de organização e de vida para quem mora nesta comunidade, que busca uma autogestão e uma independência do sistema capitalista à sua maneira, construindo hortas, lavanderias comunitárias, um local de costura, de uso por todos os moradores, e também acesso á moradias dignas populares, com preço reduzido para os que não possuem condições financeiras de pagar um aluguel possam ter um lugar para morar e a sua independência. O Utopia e Luta também está sempre abrindo as portas de seus espaços para que ocorram oficinas de teatro, encontros de movimentos sociais, debates sobre os mais variados temas da sociedade, festas temáticas, brechós, almoços, todas, todas as atividades gratuitas. Nos ultimos meses, foi aprovado um projeto do Utopia e Luta que consiste em oficinas gratuitas de Serigrafia, Corte e Costura, Horta Hidropônica, Padaria e Lavanderia, que visa a geração de renda para as pessoas, oportunidade de trabalho, formação de redes comunitárias e sustentabilidade.
   É contra isso que esses grupos Neonazistas estão se levantando? Porque tanto ódio? Existe uma força contrária muito grande para aqueles que se propõem a mudar o sistema, mesmo que da sua maneira, no seu espaço. E esses grupos não se posicionam apenas contra comunidades autônomas que querem mudar o mundo, se posicionam contra gays e lésbicas, negras e negros, judias e judeus, pobres, moradores de rua e se posicionam muitas vezes com violência, e isso a mídia tradicional raramente divulga um caso que outro e a gente segue vivendo como se tudo estivesse bem, até quando percebemos, a violência está sendo lançada diretamente para nós!
   Porque nós somos a maioria e esses grupos agem a favor das minorias.
  Por isso, a favor de nós mesmos, da nossa segurança e liberdade, e dos nossos amigos, familiares e companheiros vamos nos manifestar SEXTA FEIRA, DIA 8 DE JULHO ÁS 19:00 na escadaria da Borges, em frente ao Utopia e Luta (n º731). Se faz necessária a presença de todos nesse momento, que embora a mídia não tenha interesse em divulgar a gravidade dos fatos, a situação se encontra no limite e somente com uma grande mobilização poderemos agir de uma maneira eficaz que acabe de uma vez por todas com essas ações lamentáveis de falta de respeito e humanidade para cima de quem luta para ter o direito de viver a sua vida à sua maneira.
  TODOS LÁ!

Um comentário:

Juliana disse...

Curtimos, apoiamos e ajudamos a divulgar o movimento! Dêem uma olhada lá (http://blocodoeumeimporto.wordpress.com/). No que precisarem, estamos aé. Abs, Giovanni, Janaína, Juliana e Marília!