sexta-feira, 28 de outubro de 2011


Uma mais de desesperança
Para os que se resignam a acomodar-se, a entregar tantos anos de luta, de mártires que caíram acreditando nas palavras e nas teorias, dos que hoje gozam de "boa saúde " parlamentar e de outros tantos parlamentares sem cadeiras, que só pisam na terra sob tapetes vermelho, apenas para  discursos.
Aqui no sul as Compxs não se entregam. Ate a ultima lona Preta! 
Com apoios ou sem, com recursos ou com as próprias forças, com politicagem, melhor sem: a Luta continua, agora nas terras impunes da FEPAGRO (Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária). Tomaremos parte da Carta das famílias acampadas do MST.

* Dos 480 hectares da área, 130 estão sendo arrendados ilegalmente há 17 anos. Diante disso, denunciamos que:

a) a área é arrendada para a plantação de arroz convencional;
b) nessa lavoura é aplicado agrotóxico com a utilização de avião;
c) as aplicações de agrotóxicos e venenos ocorrem próximas ao Assentamento Conquista Nonoaiense e a Vila Progresso. É sabido que o uso de agrotóxicos causa prejuízos á saúde humana, como o desenvolvimento do câncer, depressão e outros problemas;
d) constatando que o arrendamento de terras públicas é ilegal, questiona-se: quem fica com a renda da plantação de arroz?
e) a FEPAGRO não tem projeto de pesquisa para as suas áreas no estado que em geral estão abandonadas. Uma prova disso são as ocupações realizadas pelo MST e MAB em Vacaria e em Eldorado;
f) o governo do estado não apresenta soluções imediatas para o assentamento das mil famílias acampadas. Em abril deste ano o governo assinou um acordo de assentar 550 famílias até setembro, mas até agora não fez nada. Além disso, fazem três anos que nenhum novo assentamento é criado no estado;
g) o diretor da FEPAGRO de Eldorado do Sul, Maurício Dasso, admitiu que a terra está sendo arrendada e manifestou interesse em ceder a área para pesquisa em arroz ecológico. Ele afirmou que a pesquisa com arroz ecológico não é empecilho para criar assentamento no local;
h) Considerando que a maior produção de arroz ecológico no RS é das famílias do MST, a melhor maneira de realizar esse projeto é com a criação de um assentamento no local.
 Onde esta o crime?
Na ocupação das terras pertencentes ao patrimônio publico estadual desviadas de suas funções com dinheiro do povo? Ou na conivência dos governos e politiqueiros de plantão, só em tempos de eleições, perante todos estes anos de silêncio e impunidade?
Da Reforma Agrária nem falar, que a tempo saiu da pauta dos governos chamados de esquerda. E a saúde? Também ! Agrotóxicos podem ser consumidos igual com os transgênicos e outros venenos que consumimos diariamente sem saber.
Gostaríamos de ouvir nestes momentos, dos grandes teóricos e seus cachorrinhos ganha votos que recorrem o mundo e escreverem livros e fazem a parte artística sob o MST, gostariamos de ouvi-los falar sob as novas teses do abandono da luta, e das lonas pretas , em todo o Brasil. E não exigimos muito esforço de voçês, não precisam nem  levantar a bunda dos sofás onde se acomodam, é só mandar um e-mail que saberemos compreender.
Muitos deles são os mesmos que acabaram com os movimentos urbanos, acomodando suas lideranças nos gabinetes e em ccs parasitários, trocando a luta de classes pela luta de seus salários e benefícios, utilizando a luta popular como trampolim eleitoral, e que agora andam com seus carrões importados.
Muitos deles, são os mesmos que estimulam a desconstrução do Projeto Utopia e Luta, já que este, não se deixou encantar por seus cantos de sereias.
Neste momento histórico a criminalização dxs que lutam, levantando as bandeiras da luta de classe, não se deixam   entregam sua historia é mais "solapada" e arteira.
Alerta! A guerra fria é o modelo adotado pela chamada esquerda democratista.

Salve Compxs que lutam!
MST Pela Luta Popular e Classista
Até a Vitoria Sempre.

MOV- Utopia e Luta



Nenhum comentário: