domingo, 22 de janeiro de 2012

NENHUM MINUTO DE SILENCIO... TODA A VIDA EM LUTA



Apesar da mídia estar boicotando em nosso estado a reintegração de posse do terreno que há mais de 8 anos está ocupado por quase 2000 famílias, quase 10 mil pessoas que não tinham onde morar. O terreno é propriedade do mega-empresário Naji Nahas, já acusado de lavagem de... dinheiro e outras barbaridades. A prefeitura de SJC e o governo do estado de SP de maneira truculenta mandou a PM invadir neste domingo a partir das 6h da manhã, contrariando uma decisão da justiça federal que impedia a reintegração de posse. Já são 16 presos, dentre eles Toninho o advogado dos moradores, e há boatos de mortes, ainda não confirmadas.
 
Informação foi confirmada pela Secretaria de Saúde; desocupação da área teve início na manhã deste domingO

Atualizado às 10h34


Uma pessoa ferida durante a reintegração de posse do Pinheirinho está internada em estado grave no Hospital Municipal, em São José dos Campos, segundo a Secretaria de Saúde. O homem foi baleado durante a desocupação da área. O Comando da Polícia Militar informou que o disparo não teria sido feito pelo policiamento.

Ainda de acordo com a Secretaria de Saúde, duas pessoas foram atendidas em estado de choque na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Campo dos Alemães. Elas estavam nervosas, mas não tinham nenhum ferimento e já foram liberadas. Outra pessoa também foi atendida na UPA atingida por uma pedra. No entanto, não há confirmação se ela foi ferida no confronto do Pinheirinho.

Um carro foi incendiado e a Avenida dos Evangélicos está totalmente interditada.

Operação

A operação de desocupação da área do Pinheirinho teve início por volta das 6h deste domingo (22). A Polícia se reuniu em cidades vizinhas para cumprir a liminar que ordena a reintegração da área invadida. Segundo o comando da Polícia Militar, 2 mil policiais participam da operação de despejo.

Os policiais cercaram a invasão, o carro blindado da polícia entrou na frente seguido pela Tropa de Choque e pela equipe da ROTA de São Paulo. O restante do efetivo usado na ação aguarda na área externa à ocupação. Dois helicópteros Águia também estão sendo usados na operação.


Os moradores começaram a atear fogo nas barricadas que estavam localizadas em pontos estratégicos para impedir o avanço do policiamento. No momento existem três pontos de incêndio dentro do local, mas os bombeiros aguardam do lado de fora.

Os policiais cortaram as cercas da ocupação e entram em grupos separados. A polícia utiliza bombas de efeito moral, e alguns moradores apresentaram resistência. Pelo menos 10 pessoas foram presas por incitação à violência e resistência. A informação oficial da Polícia Militar é que a operação esta transcorrendo normalmente, apenas com o registro de um ferido.

Confusão no Poliesportivo

Manifestantes da ocupação derrubam as grades do Centro Poliesportivo do Campo dos Alemães, que é o local onde tendas foram montadas por parte da empresa Selecta para que o moradores sejam encaminhados ao sair das casas, e entraram em confronto com guardas municipais que fazem a segurança do ginásio.

Credito: Renato Ferezim / VNews
Manifestantes ao fundo em rua próxima ao Centro Poliesportivo


Credito: Renato Ferezim / VNews
Guardas Municipais se preparam para confronto após depredação nas grades

Disputa de poderes

A reintegração de posse do Pinheirinho, em São José dos Campos, havia se tornado uma disputa entre órgãos judiciais. Na última terça-feira(17), a polícia estava preparada para a
invasão e no momento em que se dirigiam para o local foram parados por uma ordem da Justiça Federal que suspendia a reintegração.
O documento, assinado pela juíza federal Roberta Monza Chiari, foi cassado no mesmo dia, pois o juiz reconheceu que a competência do caso deveria continuar com a Justiça Estadual. Por esse motivo a reintegração de posse continuava mantida.

Durante a semana, os advogados do movimento que lidera o acampamento protocolaram novos recursos contra a decisão. Na Justiça Estadual todos foram negados.

Até que na última sexta-feira (20), novamente o pedido de desocupação foi
anulado pela Justiça Federal. O Tribunal Regional Federal de São Paulo concedeu uma liminar aos representantes do movimento para que a decisão da juíza substituta - a expedida na terça-feira - fosse novamente considerada. Mas, a juíza estadual responsável pelo caso disse que ainda não haviado sido notificada e que, a ordem de despejo deveria ser cumprida imediatamente.

Duas semanas de trégua

No fim da tarde da última quarta-feira (18), uma reunião, em São Paulo, decidiu suspender, por 15 dias, o processo de falência da empresa Selecta - que é a dona do terreno ocupado pelos moradores na zona sul de São José dos Campos. Participaram da reunião os representantes da Selecta, o senador Eduardo Suplicy e deputados estaduais e federais.

Segundo o documento, "a massa falida concorda com a suspensão da falência pelo prazo de 15 dias". O texto diz, ainda, que "o mandado de reintegração de posse deverá ser cumprido" assim que o prazo acabar, independentemente "de qualquer aviso ou comunicação".

Mudança de competência
A Advocacia Geral da União que expediu uma medida cautelar pedindo que o processo de reintegração de posse do Pinheirinho passasse para a competência federal, porém a Justiça Federal de São José dos Campos recusou a medida. Cabe recurso, mas a AGU informou que "ainda está estudando qual medida irá adotar".
OCUPAÇÃO:+

O terreno de mais de 1 milhão de metros quadrados foi OCUPADO há 8 anos e pertence à massa falida de uma empresa do especulador Naji Nahas. No local vivem cerca de 1.600 famílias, cerca de 5.500 pessoas, segundo o censo da Prefeitura. Com o tempo, o Pinheirinho se tornou um bairro, com comércios e igrejas.

Veja fotos da desocupação

Credito: Renato Ferezim / VNews
Policiais aguardam ordem para adentrar mais à área


Credito: Renato Ferezim / VNews
Faixas colocadas na entrada da ocupação


Credito: Renato Ferezim / VNews
Batalhão adentra ao Pinheirinho


Credito: Renato Ferezim / VNews
Policiais na entrada da ocupação na zona sul de São José dos Campos


Credito: Renato Ferezim / Vnews
Tropa de Choque da Polícia Militar


Credito: Renato Ferezim / Vnews
No início da manhã, o policiamento chega ao loc

http://www.vnews.com.br/noticia.php?id=112582

Nenhum comentário: