domingo, 9 de setembro de 2012

Cine memoria e Justiça



Pauta: Coletiva de imprensa com ex guerrilheiro Tupamaro, em Porto Alegre para debater ditadura militar
O ex guerrilheiro JORGE ZABALZA é um ícone da resistência à ditadura militar no Uruguai e estará em Porto Alegre no dia 12 de setembro para participar da abertura do CINE MEMÓRIA E JUSTIÇA – NOSSA MEMÓRIA NÃO ESQUECE... Neste dia, concederá uma entrevista coletiva à imprensa às 11h, no Assentamento Urbano Utopia e Luta.
ZABALZA nasceu em 1943, estudou direito, juntou-se ao Movimento de Libertação Nacional – Tupamaros e foi para a prisão pela primeira vez em julho de 1969. Participou de duas fugas, mas sofreu com outros oito companheiros um confinamento solitário por 11 anos. Foi perdoado em 1985, com a retomada da democracia. Entrou para o comitê central e integrou a Comissão Executiva do MLN-T até 1995. Editou os jornais "Mate Amargo" e "Tupamaros". Foi membro do Movimento Nacional de Participação Popular (MPP) até 2000 e presidente do Conselho de Montevidéu, em 1997. Entre livros e artigos escreveu "O medo e a democracia", onde analisa o funcionamento vertical da estrutura das forças armadas. Sobre ele também se publicou. A biografia de JORGE ZABALZA, livro de Federico Leicht, sacudiu a poeira sobre o tema e suscitou polêmicas entre seus ex companheiros, batendo recorde de vendas para um livro deste tipo no Uruguai.
Em 2008, casou-se com Veronika Engler, filha de Henry Engler, também um ex refém da ditadura militar uruguaia, condição que a fez vivenciar de muito perto a violação dos direitos humanos, tema para o qual se dedica. Atualmente escreve denunciando os crimes de terrorismo de estado, a política atual do governo uruguaio, como a impunidade e as consequências sociais de seu modelo econômico.
A coletiva de imprensa e o evento CINE MEMÓRIA E JUSTIÇA, que pretende rever o passado para encontrar as saídas do presente e manter-se vigilantes em relação à defesa da democracia em toda a América Latina é uma realização da Cambada de Teatro em Ação Direta Levanta Favela, em parceria com o Movimento Autônomo Utopia e Luta, a Federação Anarquista Gaúcha e o Coletivo Catarse.
O QUÊ: COLETIVA DE IMPRENSA COM JORGE ZABALZA.
QUANDO: QUARTA FEIRA, DIA 12/09
HORÁRIO: 11HS DA MANHA
ONDE: ASSENTAMENTO URBANO UTOPIA E LUTA. NA ESCADARIA DA BORGES DE MEDEIROS, 718.
CONTATO: RODRIGO (51) 9323 5252



Nenhum comentário: