quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

Atividade Rede de Comunidades Autogestionarias

       
Encontro para Estudo e Prática em Desenho de Observação e Ilustração Científica e Artística no Assentamento Urbano Utopia e Luta


O que é¿
O encontro prevê dois momentos de atividades que somam: uma oficina e uma exposição. Na oficina, os participantes buscarão catalogar e registrar através de desenho de observação, as espécies que vivem no ambiente do espaço de horta urbana do COOPSUL (Cooperativa Mista de Trabalho Solidária Utopia e Luta), desde plantas, até insetos e outros animais, gerando um material científico\artístico. A exposição, por sua vez, contará com o material desenvolvido na oficina e será realizada na noite do dia posterior no espaço Quilombo das Artes no Assentamento Urbano Utopia e Luta.

Catalogar e “dissecar” por meio do desenho o ambiente da horta urbana do Utopia e Luta tem por objetivo geral desenvolver um trabalho coletivo e criativo em que os participantes irão debater, trocar, doar ou receber conhecimentos acerca da ilustração e representação científica e artística através de estudos das espécies do próprio assentamento urbano, treinando a observação ao mesmo tempo em que adquire conhecimentos diversos sobre as espécies cultivadas na horta do espaço explorado. 
Quem pode participar¿
Recomenda-se para pessoas interessadas em desenho de observação, ilustração científica e botânica, sem restrição de idade. QUALQUER PESSOA PODE PARTICIPAR, independentemente de "saber" ou não desenhar. Basta a vontade de participar. Sendo o projeto também uma oficina, terá abertura para a (re)educação do desenho, ou seja, práticas focadas no estudo e desenvolvimento do desenho e da observação.

Material necessário:

Para uso dos mediadores:

- Datashow

- Notebook

- Impressora

- Maquina fotográfica

- Fita adesiva, crepe

- Tesouras

- Barbante

- Agulhas grossas



Para uso dos participantes em geral:

Sugere-se basicamente folhas brancas A4 e lápis de qualquer espécie de grafite e borracha macia para os estudos e esboços de desenhos.

Para outros resultados e experimentações segue uma lista de materiais possíveis (mas não obrigatório):

- Canetas hidrocor, esferográfica, nanquim;

- Lápis de cor;

- Tinta acrílica, óleo, guache, aquarela etc


Oficina: Sexta, 29 de janeiro de 2016

8:00 às 12:00 – Primeira parte da oficina.

14:00 às 18:00 – Segunda parte da oficina.


Exposição: Sábado, 30 de janeiro às 21hs


Quem ministra¿

Jorge Gularte (Artista Visual, Bacharel em Artes Visuais - UFSM, Mestre em artes visuais – UFSM, Ateliê Casa 9) e Rafael Heinen (Artista Visual, Bacharel em Artes Visuais – UFSM, Contribuinte do Ateliê Casa 9) serão mediadores na oficina, porém o encontro terá um caráter de estudo mútuo, ou seja, espera-se que os participantes também de alguma forma contribuam para o enriquecimento do trabalho trazendo suas experiências externas com desenho)



Nenhum comentário: