sexta-feira, 13 de junho de 2008

O povo sai as ruas pra combater as multinacionais


Pela manhã dessa quarta feira, dia 12 de junho, cerca de 700 militantes sociais de movimentos do campo e da cidade ocuparam o pátio do Supermercado Nacional, de propriedada da Multinacional Wall Mart. Na entrada do pátio a marcha entrou em confronto com a Brigada Militar, que utilizou balas de borracha, e cassetetes para covardemente atacar os manifestantes. Os lutadores não dobraram a espinha pro efetivo da brigada e resistiram enquanto puderam aos ataques da polícia. Na continuação da marcha, a polícia militar, dessa vez sob o comando pessoal do em breve comandante da Brigada Militar do Rio Grande do Sul, Coronel Mendes, mais uma vez atacou de forma desnecessária os manifestantes. A tropa de choque cercou os manifestantes e atacou o povo com bombas de gás lacrimogêneo atingindo inclusive crianças que estavam ali.
Cerca de 14 companheiros foram feridos e 11 ainda permenecem detido no palácio da Polícia. A mobilização continua para libertação desses companheiros e também para seguir na luta contra o império das multinacionais e seus políticos lacaios aqui do Brasil.
A mobilização de hoje está inserida na jornada dos trabalhadores do campo e da cidade contra as multinacionais. Aqui no Rio Grande do Sul outras lutas ocorreram no interior do estado, como a ocupação em Passo Fundo da Fábrica da Multinacional do ramo dos alimentos, BUNGE. em passo fundo os manifestantes também foram violentamente reprimidos e muitos companheiros foram presos.
Seguiremos adiante, pois não ta morto quem luta e quem peleia. Nada podem as bombas onde sobram corações e mentes dispostos a dar a vida pela transformação social.

Por Coletivo Repórter Popular

Nenhum comentário: