quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Manifestantes pedem saída de Coffy da relatoria da CPI da Corrupção

Manifestantes pedem saída de Coffy da relatoria da CPI da Corrupção
Estudantes realizaram passeata contra o governo Yeda na manhã de quarta na Capital

Terminou por volta das 11h40min a manifestação estudantil contra o governo Yeda Crusius. Iniciada no Colégio Julio de Castilhos, a passeata se encerrou na Assembleia Legislativa com os integrantes sendo recebidos pelo deputado Coffy Rodrigues (PSDB), relator da CPI da Corrupção e um dos alvos do ato público.

No encontro, os estudantes entregaram a Coffy um ofício exigindo sua saída da relatoria da CPI. O peessedebista diz não se abalar com as palavras de ordem dos estudantes, nem mesmo com os cartazes distribuídos pela cidade na manhã desta quarta-feira com os dizeres "Deputado Coffy nos cobre de vergonha".

— Sou uma pessoa de convicção. Não me abalo a esse tipo de pressão de um grupo anarquista, de baderna, que quer assumir o Palácio Piratini no ano que vem. O que estamos vivenciando é a antecipação eleitoral do ano que vem — disse Coffy à Rádio Gaúcha.

O trânsito nos arredores da Avenida João Pessoa foi prejudicado com a passeata. Os carros tiveram de ser desviados pelo corredor de ônibus para não ocorrer um grande congestionamento na rodovia. Na Avenida Salgado Filho, o trânsito foi bloqueado. A Brigada Militar e a EPTC orientam os motoristas a utilizarem a Avenida Osvaldo Aranha e ruas adjacentes.

— Eles estão fazendo um protesto, um barulho, que é o perfil deles, estão no direito deles. A gente tem de respeitar. Eu só tenho a lamentar este tipo de atitude, não me abalo, não me assusto. Sou peão da estância da fronteira e não tenho medo deste tipo de pressão — disse Coffy, para completar, em tom de ironia.

— Estão desperdiçando dinheiro, pois fizeram cartazes pequenos, que nem aparecem o meu nome direito. Quem passa de carro não consegue ver meu nome. Se forem gastar dinheiro que façam cartazes maiores — finalizou.

Pintura para marcar posicionamento político

Enquanto os jovens pintavam os corredores da Assembleia com ditos de "fora Yeda" e "fora Coffy", a jovem Giovana Kaster da Costa, de 17 anos, decidiu pintar o piso em frente à Casa. A garota foi forte em sua manifestação: "Fora Yeda, sua ladra, eu quero estudar".

— Eu achei mais fácil escrever lá fora. Ia colocar minha mão, apenas. Tem um monte de gente sem ter como estudar naquelas escolas de lata. Pela minha indignação escrevi aquilo — explicou Giovana, que integra o Grêmio Estudantil do Colégio Julio de Castilhos.

Protesto no Laçador

Pela manhã de ontem, um protesto organizado pelo Fórum dos Servidores Estaduais encapuzou a estátua do Laçador, próximo à Avenida Farrapos, na zona norte de Porto Alegre.

Outros monumentos foram alvo da campanha, como o Monumento ao Expedicionário, a estátua do poeta Mario Quintana na Praça da Alfândega e obras na esquina das avenidas Farrapos com Avenida Brasil e na Praça da Matriz.

Em Canoas, a estátua de Santos Dumont ganhou o capuz. O Fórum dos servidores realiza manifestação às 9h na Esquina Democrática, em Porto Alegre.

Nenhum comentário: