segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Dia da Consciência da Negra

">
Dia da Consciência da Negra

Aos som do atabaque a historia é lembrada, dos guerreiro índios e negros que lutaram heroicamente e muitas vezes são esquecidos pela cultura dominante.
Maculelê foi um jovem guerreiro que protegeu sua tribo de um ataque de uma tribo rival, os bastões que utilizou naquele momento é representado através da dança Maculelê. As crianças e jovens participantes da oficina de capoeira no Quilombo das Artes vivenciaram a história do guerreiro Maculelê e representaram sua dança, com o mesmo espírito de resistência, coragem e responsabilidade. A atividade foi encerrada com roda de capoeira angola ao som músicas que referenciaram Zumbi e com roda de samba.
O dia 20 de novembro, data da morte de Zumbi dos Palmares, foi marcado como data simbólica para referenciar a importância histórica dos negros no Brasil. A cultura, a religiosidade, o suor e o sangue dos nossos ancestrais está presente em nossa formação, mesmo com tentativas de que isso fique menosprezado e escondido, ainda temos que lutar, para que consigamos viver em igualdade, sem nenhuma forma de preconceito racial/étnico, valorizando aqueles que lutam cotidianamente pela sua dignidade.
É com esse intuito de conhecer nossa história, nossas raízes e nossa cultura que ocorre a oficina de capoeira angola, além de ser uma atividade em que exercitamos nosso corpo e mente.
Viva Zumbi!
Zumbi vive!




Nenhum comentário: