segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Trabalhadores e movimento negro protagonizam manifestações em Porto Alegre

Trabalhadores, sindicalistas, integrantes de movimentos sociais e do movimento negro protagonizam diversas manifestações em Porto Alegre nesta sexta-feira (20). A 14ª Marcha dos Sem e a 3ª Marcha Zumbi dos Palmares se concentraram em frente ao Mercado Público na capital. Vários ônibus do interior do estado trouxeram trabalhadores de diversas categorias. No local, ocorreram manifestações culturais do movimento negro do Rio Grande do Sul. Os manifestantes da Marcha do Sem se juntaram ao coro que pedia o fim do preconceito contra os negros. No dia 20 de novembro também é comemorado o dia da Consciência Negra.

O coordenador do setor de juventude do Movimento Negro Unificado, Jorge Cruz, afirmou que mais do que um dia de comemoração, o 20 de novembro deve ser marcado pela reflexão. Ele lembrou que os jovens negros são as maiores vítimas da violência no país.

“Os jovens negros estão morrendo na mão da polícia e dos traficantes, é um verdadeiro genocídio. Nós temos uma campanha em nível nacional que é contra o genocídio da juventude negra para a gente ter essa indignação de não aceitar as coisas como elas são, pois se nós não tomarmos a iniciativa, os nossos jovens vão continuar morrendo de uma maneira precoce e nada é feito por parte dos governos”, conta.

Um dos coordenadores do Movimento dos Trabalhadores Desempregados da Região Metropolitana, Antônio Lima, afirmou que o maior desafio do MTD é conseguir a concretização dos empreendimentos populares.

“A reivindicação central é o apoio para os empreendimentos populares do MTD. Dentro disso, tem um conjunto de outras reivindicações que estão dentro do Programa Pontos Populares de Trabalho, que auxiliam no transporte público, nos postos de saúde nas comunidades, a construção de um condomínio na Av Ipiranga, em Porto Alegre”, relata.

A integrante da Marcha Mundial de Mulheres, Cláudia Prates, lembrou que o maior desafio hoje, ainda é acabar com a violência contra a mulher.

“Nós estamos na semana de luta contra a violência e hoje nosso maior desafio é erradicar a violência contra as mulheres, mas não só atacando o fim, que é a mulher não sofrer a violência, mas o que causa a violência, que é o machismo, que é essa opressão que as mulheres sofrem todos os dias só pelo fato de serem mulheres”, conta.

Depois do ato no centro da capital, os integrantes da Marcha dos Sem fizeram uma caminhada até o Palácio Piratini. Lá, se encontraram com os trabalhadores da educação, que vinham de uma Assembléia Geral no Gigantinho. Os manifestantes pediram a retirada do projeto do governo estadual que modifica o plano de carreira dos professores. Eles atiraram um saco de lixo preto com cópias da proposta da governadora na porta do Piratini. Uma das diretoras do CPERS-Sindicato, Marliane dos Santos, afirmou que se até o dia 09 de dezembro o governo não retirar o projeto da Assembléia Legislativa, os professores irão discutir a possibilidade de greve.

Os trabalhadores em educação acusaram a Brigada Militar de barrar a saída de 40 ônibus do Gigantinho. Os professores se juntariam com o restante dos manifestantes no Palácio Piratini, mas não chegaram a tempo.
Reportagem: Bianca Costa fonte: Agência Chasque

Vivam os Jovens Zumbis em Risco!



É estarrecedor o Relatório Anual das Desigualdades Raciais, da UFRJ, coordenado pe prof. Marcelo paixão, atestando que quase 68 % dos jovens até 18 anos, mortos (muitos deles friamente assassinados pela polícia), aqui no Brasil são Negros.

Se considerarmos que dos 32% restantes dos jovens abatidos pela polícia, cerca de 50% dos gens são da etnia Negra, provenientes da África, e ainda acrescentarmos que há um verdadeiro genocídio e diminuição da fertilidade na África, e de como são tratados os Negros na AL, notadamente o Haiti, a nação mais Negra do continente americano (embora em números absolutos, o Brasil tenha mais Negros), o que vemos, no plano estratégico mundial, é a articulação de uma verdadeira operação de eliminação genética dos Negros, o que irá, no atual século, ocasionar uma grave repercussão, já a partir do terço final dos anos 2000. E se somarmos a isso, o que acontece com os indígenas das Américas, completamos o quadro de supremacia criminosa dos anglo Saxões, a contar também com a eliminação de Árabes, em curso no mundo.

Assim, temos de registrar neste Dia de Zumbi e da Consciência Negra, que os Negros são “punidos” duas vezes, pela sociedade branca (dos que mandam): Uma pela eliminação física majoritária de Negros, e outra por eles serem a maioria dos pobres deste país, justamente por serem em maior número, nesta vcategoria econômica.

É este o resultado da Política do Capital que é Sionista, Católico e Protestante, na sua grande e hegemônica maioria.: A eliminação Étnica dos Negros e de outras etnias não brancas, Anglo Saxônica.

Não é à toa que o presidente internacional da Mionanto, a empresa dos venenos e dos transgêncos, declarou que “os Trangênicos alimentarão os Pobres do mundo. Enquanto os ricos se alimentarão de produtos orgânicos, acrescentaria eu, com o dado que 80% dos orgâncos brasileiros são exportados para o primeiro mundo.

Não é à toa que a Monsanto esconde inúmeros ensaios com animais alimentados com grãos transgêncos, que sofrem diversas anomalias graves, além de diminuição da capacidade reprodutiva. E não é à toa que a Monsanto financia a alimentação transgênica na África, e medindo a capacidade ovulatória das mulhreses submetidas a rações com concentrações crescentes de OGMs. Além do método direto de eliminação que é a subjugação econômica.

Podemos afirmar, sem medo de errar, que a Ideologia Nazista está em franca expansão, não só aparentemente na política, com a inflexão à direita do eleitorado europeu, mas os anos Bush (pai e filho), Clinton e até deste boneco Obama, mostrando-se totalmente manietado e confortável no Poder descricionário do Império.

Cabe à sociedade civil salvar os Jovens Zumbis e descedentes dos Índios originários em território brasileiro, em risco de morte. Não se trata apenas de exigir políticas públicas, mas também erigir experiências que possam germinar, à revelia da tutela do Estado, Igrejas e quetais, que cobram um alto preço pelas suas porcas migalhas, para “salvarem” os Pobres, lhes dando como opção única, a submissão.

Em outro plano, combater ferrenhamente estes Novos Negros da Adesão, como são os MV Bill, diretores do Afrorregae, e até aquele tal de seu Jorge, o comedor de Burguesinhas (seu último sucesso musical) e garoto propaganda de um comercial de magazine, onde 90% das modelos são brancas.

É assim que a Banda tem de tocar. Com radicalidade e forte espírito crítico, além de Ações Diretas visando não esta baboseira de Inclusão Social, mas sim o Ativismo Político que tem de se espraiar entre os pobres e etnicamente em risco neste país.

Creio também que uma enxurrada de ações no Ministèrio Público, responsabilizando os governos por este genocídio, seria um elemento importante para a visibilidade do problema.

Viva Zumbi! Viva os Guris e Jovens Negros em risco de extinção!

*Raymundo Araujo Filho é médico veterinário homeopata, Marron por fora e Negro por dentro.

">

Nenhum comentário: