sexta-feira, 21 de maio de 2010

ONTEM CHARRUA, HOJE XINGU: BIODIVERSIDADE X DESENVOLVIMENTO DE BELOMONTROS.

Y yaguari guaçú: grande jaguar que habitava as matas e as encostas a esquerda do rio Rio Gualeguaychú, sudoeste da fronteira do Brasil\Uruguai\Argentina. A grande nação Charrua foi quem denominou que aquele território se chamaria assim, pela força natural do bicho. Hoje nem mata, nem vegetação, nem território, nem bicho, tudo virou lenda. A historia contada pelos que a destruíram NÃO conta o que não é do seu agrado. E assim segue a apropriação indevida, a exploração, o roubo, o genocídio, a colonização, a industrialização, o capitalismo. Charrua resistiu, ate o ultimo guerreiro, lutando para preservar elementos básicos de sua cultura e vida. TERRA, AGUA, PLANTAS, GENTE, E BIXOS.
Agora o Xingu. Com sua mata, seu território, seus bichos, e suas lendas. Mais um povo nação a ser atacado, e covardemente eliminado pela apropriação exploratória do elemento primordial de sua cultura: a terra. Quantos povos mais a serem extintos em nome do progresso e do desenvolvimento de uma civilização suicida, dirigida por uma elite desprovida de sentimentos humanos. Elite burguesa que outrora dizimou a nação charrua e a mesma que agora coordena a apropriação da Amazônia, o interesse territorial material segue sendo o mesmo, sem nenhuma variante nas conseqüências devastadoras e igualmente mortais para com os povos originários. Pessimista? Negativo? Radical?...Hã?
Estamos vivenciando a legitimidade dos genocídios acontecerem todos os dias e o sistema atual de dominação capital arrumou tudo para que ao invés de nos indignarmos, e nos colocarmos a disposição da luta e da resistência a tudo aquilo que nos ataca, oprime e mata, preocupamo-nos apenas em sobreviver em nossa selva de pedra, e de como conseguir recursos para a próxima refeição e vestimentas, que nem notamos que estamos sendo expurgados de nossa verdadeira moradia, e que nossa tão sonhada promissora e próxima geração, ira respirar tanto monoxo de carbono, beber tanta água contaminada, comer alimentos altamente cancerígenos, dirigir latas velozes a custa do sangue da terra, que mesmo se quiserem resistir, não terão saúde para isso. Pessimista talvez, mas alienado nunca, sabemos que a historia vem a se repetir e como é de costume quem pagara com a vida? Quem será jogado a beiras de estradas rumo a miserabilidade e esquecimento? Sem falar da biodiversidade da mata e dos bichos existentes naquela região.
Queres dados?
Belo monte: Analistas estimam que a obra custe 28,5 bilhões, o governo fala em 19 bilhões e quer a todo o custo bancar essa obra. Os apoiadores desse projeto vergonhoso, afirmam que a energia produzida vai servir para o “desenvolvimento” do Brasil, leia-se setor da mineração. Setor que a muito já destrói a região Amazônica! Você quer colocar o seu dinheiro nesse projeto? Saiba que Belo Monte prevê: desviar o curso do rio Xingu, você conhece o Xingu?, Alagar mais de 519km² de área de floresta amazônica, Porto Alegre tem 497km², por outro lado vai secar 100km do rio Xingu; deslocar 30.000 pessoas que vivem na região. Motivos ambientais, sociais e econômicos não faltam, pra ver que esse projeto já nasce morto!
Ate a vitoria sempre!!
Fontes:
red-latina-sin-fronteras.lacoctelera.net
amigosdaterrabrasil.wordpress.com

MERCENARIOS CAPITALISTAS TIREM SUAS PATAS DE CIMA DO TERRITORIO DO POVO DO XINGU, NÃO DESTRUAM O “TRABALHO” QUE A NATUREZA LEVOU MILHARES DE ANOS PARA DESENVOLVER, NÃO A REPRESA BELO MONTE COM SEUS CAPACHOS GOVERNAMENTAIS ENTREGUISTAS E MEGALOMANIACOS.

Nenhum comentário: