quinta-feira, 24 de junho de 2010

Povo vence e Governadora se rende!

O povo unido derruba o grande leiloeiro!


Rachel Duarte

rachelduarte@sul21.com.br

Finalmente uma ação concreta referente ao projeto criado pela governadora Yeda Crusius (PSDB) para venda ou permuta da área de quase 74 hectares onde funciona a Fundação de Atendimento Sócio-Educativo (Fase). Nesta quarta-feira, 23, os moradores puderam respirar aliviados com a certeza de que não há mais urgência na votação do projeto, na Assembleia Legislativa. Com 41 votos a favor, foi aprovado por unanimidade dos deputados que estavam na sessão, a nova proposta da base governista de retirar a urgência do Projeto de Lei 388/2009.

Depois de um grande expediente prolongado, com inúmeros discursos sobre o projeto de reajuste dos pisos salariais no Estado, a sessão iniciou com galerias cheias de moradores do Morro Santa Tereza (onde funciona a Fase). Lido o documento da retirada da urgência do PL 388 pelo deputado Adão Villaverde (PT), esperava-se que o tema fosse votado. No entanto, o líder do governo, Adilson Troca (PSDB), pediu a palavra. Houve um movimento de surpresa entre seus colegas e na comunidade. Ele iniciou um discurso confuso sobre duas emendas, uma que retirava a urgência e outra que retirava o projeto da Casa. “O governo abre mão da venda já que a comunidade entendeu que o projeto não era bom para os moradores da área. A sociedade queria o projeto, mas a comunidade não entendeu assim. Nós retiramos”, salientou reiterando que o documento era referente à descentralização da Fase.

O deputado Elvino Bohn Gass (PT), líder da oposição e um dos principais protagonistas no diálogo com a comunidade e as instituições contrárias ao projeto, pediu esclarecimento na votação. “Temos que deixar bem claro que o que vai ser votado aqui é o que está na ordem do dia. A retirada da urgência do PL 388. A retirada do projeto da Casa é outro procedimento e vem depois”, reiterou.

O presidente da Assembleia, Giovani Cherini (PDT) esclareceu que a ação aprovada seria apenas a retirada da urgência naquela sessão. A iniciativa de retirar o projeto deve ser da governadora Yeda Crusius.

Ao final da votação o plenário se contagiou com a vibração dos moradores, que trocaram acenos com a bancada da oposição. “Agora, temos que ficar bem atentos em quem vamos votar. O povo está aprendendo. Não adianta mais visitar nossas famílias e dar beijinho e nunca mais olhar para nossa cara. Essa casa “eles” dizem que é do povo, mas é daí que queriam tirar a nossa própria casa”, falava no carro de som em frente à Assembleia a moradora Nora Nei Silveira Pereira.

Reportagem do Sul 21

Nenhum comentário: