terça-feira, 22 de dezembro de 2015

ACORDO DO GRAVATÁ




ACORDO DO GRAVATÁ

A Rede de Comunidades Autogestionárias é uma proposta de intervenção aglutinadora das práticas e valores existentes que, por meio da reorganização social e a partir do poder popular, confrontam a desintegração da sociedade oprimida.

A correlação de diversos territórios organizados autonomamente tem o objetivo de aprofundar as práticas coletivas integrais da vida, multiplicando seus efeitos em seus entornos territoriais.

Sua orientação é de perfil libertário, considerando a integração de participantes para além dos contrastes provenientes de outras ideologias ou métodos organizativos, sempre dentro dos princípios construtivos, no processo de rompimento com o sistema capitalista e toda forma de dominação ecônomica, política e cultural.

Tendo a Autogestão como objetivo superior, o debate será permanente e será desenvolvido a partir de ações diretas sobre o processo de produção e distribuição da força de trabalho e seus resultados ecônomicos, respeitando os príncipios de autonomia política e econômica, centralismo de base e independencia na relação com as instituições. Isto será acompanhado de autoprogramas de conscientização e práticas alternativas que apontem a desconstrução da ordem imposta como necessária pelo sistema e busquem a emancipação de classe.

Estamos cientes de que realizar o conceito de autogestão no sistema capitalista é praticamente impossível. Portanto, qualificamos nossas ações como práticas autogestionárias que buscam trilhar caminhos em direção ao objetivo superior. Para tal, indicamos três áreas de fundamento germinante na costrução destas práticas: Territórios coletivos; reorganização social; alternativas econômicas.

Alimentaremos-nos de nossa terra e nosso esforço, beberemos de nossos rios

Iluminaremos nossos dias e noites na esperança de um futuro criativo e autônomo

Cantaremos nossos sonhos em berço de liberdade

Ao temor não nos entregaremos, pois estamos convictos do que move nossa luta

Seremos tormenta de pedra e fogo para quem ousar interromper nossas utopias

Plantaremos sementes de rebeldia e colheremos os frutos de amor, justiça e dignidade.


18/12/2015

Rede de Comunidades Autogestionárias

Nenhum comentário: